O Núcleo de Promoção Social “Venha Conosco” é uma entidade de cunho social sem fins lucrativos, fundada em 1986 por Cláudio Mingarelli.

Há mais de 37 anos a instituição, promove projetos sociais com objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral da sociedade oferecendo a chance de ascensão individual conduzindo- o para um futuro melhor.

  • 1986 - Fundação

    Fundação da Instituição conhecida como Associação Beneficente “Venha Conosco” composta por um grupo de 32 jovens como o objetivo de levar aos necessitados, principalmente as pessoas em situação de rua refeições em diversas localidades de São Paulo.


  • 1987 - Eventos em datas comemorativas

    Ao sentir a necessidade de dar ao outro a igualdade iniciam os eventos em datas comemorativas. Dias das Crianças e Natal, com doação de brinquedos e doces.


  • 1999 – Mudança de endereço.

    Espaço apropriado para atender um maior número de pessoas. Preocupação com a formação e continuidade dos jovens no que se refere à cultura e a inserção no mercado de trabalho.


  • 2000 a 2004 - Consolidado o trabalho em outros bairros

    Consolidado o trabalho da Instituição no Parque Alto e bairros adjacentes junto às famílias.

    Reuniões mensais abordando temas como, saúde, segurança, higiene, cidadania e tantos outros.

    Dois projetos são iniciados: PAOJ (Projeto de Apoio e Orientação aos Jovens) com os cursos de auxiliar administrativo, informática, marcenaria, elétrica, manutenção de micro computadores e panificação em parceria com o Fundo Social. E, NSE (Núcleo Sócio Educativo) com atividades culturais e esportivas junto às famílias dos atendidos nos projetos mensais.

    Convênio com a CODEAGRO entrega de 180 cestas básicas/mês, em extensão do trabalho com o Programa Viva Leite da Secretaria Estadual de Assistência e do Desenvolvimento Social. Parceria com grandes empresas como ENTERPA, CEASA, Yastchman.

    Aumento no número de entrega de refeições a moradores em situação de rua.

    Recebe o Título de Utilidade pública reconhecido pela prefeita Marta Suplicy.

    Prêmio de instituição benemérito em ações sociais e desenvolvimento a pessoas em exclusão social, oferecido pelo Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo, com reconhecimento dos países escandinavos.


  • 2005 – Mudança do Parque Alto

    Mudança do Parque Alto devido ao pedido de demolição do prédio que era alugado. Instalação no Jardim República, momento de reestruturação e adequação do novo espaço para dar continuidade ao trabalho. Retorno aos projetos


  • 2009 – Instalação no Jardim Graúna

    Instalação no Jardim Graúna, espaço maior para atender a demanda.

    Nesse ano a instituição passa se chamar Núcleo de Promoção Social “Venha Conosco”, pois, o serviço que desenvolvemos passa a “Promover “o indivíduo.

    Atividades fortalecidas na formação do jovem para o mercado de trabalho e a inclusão social.


  • 2010 – Parceria com o Projeto Raízes

    Parceria com o Projeto Raízes no curso de Hotelaria e Turismo aprovado pelo Ministério do trabalho, com formação de mais de 100 pessoas com inserção no mercado de trabalho.


  • 2011 – 25 anos desde a sua Fundação.

    Evento realizado no Jardim Graúna com entrega de brinquedos as crianças, show ao vivo, brinquedos infláveis e muita comemoração.


  • 2013 – Realização de novas parcerias

    O Núcleo realiza em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Supervisão de Cultura da Capela do Socorro e a Casa de Cultura Palhaço Carequinha o projeto “Arraiar Culturar da Capela”, com diversidades e amplo planejamento em épocas de atividades típicas nordestinas. Cria vínculo com artesãos e artistas de rua, doceiras e comerciantes da Capela do Socorro.

    Finaliza o ano com as Formações dos Cursos Semi-profissionalizantes (Panificação, Auxiliar Administrativo e LIBRAS).


  • 2014 – Administração da CEI Parque Novo Grajaú

    A Instituição é convidada a zelar e administrar o prédio do CEI (Centro Educacional Infantil) Parque Novo Grajaú. Assina convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo e a unidade passa a se chamar - CEI “Venha Conosco” unidade I. Primeiro prédio público na região da Capela do Socorro totalmente construído nas normas de acessibilidade, com rigor nos modais para atender 224 crianças e suas famílias.

    Após 9 anos o convênio com a CODEAGRO é atualizado para atender 140 famílias.

    É homenageada e recebe o 1º Prêmio “Chico Xavier de Reconhecimento Humanitário pelo conjunto de Ações Revestidas de Respeito e Amor ao semelhante”.

    Inaugura sua II Unidade de educação infantil CEI “Venha Conosco” unidade II em Parelheiros.


  • 2015 – 1º Ano do projeto de carnaval com o bloco Núcleo Folia “Venha Conosco”

    1º Ano que o Bloco Carnavalesco Núcleo Folia “Venha Conosco”, desfila nas ruas do Jardim Graúna e inscrito no circuito dos blocos oficiais da Secretaria Municipal de Cultura. Organiza e realiza a Palestra “Educação Infantil: Prioridade Imprescindível”, com o Palestrante, Mestre em Ciências Humanas, Celso Antunes, para mais de 600 educadores certificados.

    Levou ao Grajaú o Evento Social e Beneficente “Capela Grajaú Social Fest”, realizado com parceria de diversos artistas da região, shows ao vivo, feira e exposição de artesanato. Inauguração de mais uma unidade de educação infantil CEI “Venha Conosco” Unidade III no Varginha.

    “Ação do Bem” Ação Beneficente Natalina com 200 crianças do bairro do Jardim Graúna com entrega de presentes na parte da manhã e durante a tarde se divertiram com brinquedos infláveis e atrações musicais.

    Título de Utilidade Pública reconhecida pelo Prefeito Haddad.


  • 2016 – Fortalecimento de Projetos e comemoração de 30 anos de história

    Fortalecimento dos Projetos PAOJ (Projeto de Apoio e orientação aos jovens) com o curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), Auxiliar Administrativo com Inglês Comercial, Panificação em parceria com o Fundo Social.

    Recebe na sua 3ª edição o prêmio “Chico Xavier de Reconhecimento Humanitário pelo conjunto de Ações Revestidas de Respeito e Amor ao semelhante”.

    Inaugura mais uma unidade de educação infantil CEI “Venha Conosco” unidade IV no bairro de Americanópolis.

    Reformula o Prédio localizado no Jardim Graúna como sede Administrativa, para atender ações referentes à educação Infantil. Inaugura a Sede Social e Cultural “Venha Conosco”, no Jardim São Benedito voltada exclusivamente às ações de cunho social, cultural, esportivo a partir deste retornam as atividades, NSE (Núcleo Sócio Educativo) com ações culturais e esportivas junto às famílias dos atendidos na comunidade.

    30 anos de muitas ações sociais, data muito esperada por todos, comemorado com um grande baile dançante, oferecido a nossos amigos, colaboradores e parceiros e regado de muita emoção e felicidade.


  • 2017 – Mudança de endereço do Bloco Carnavalesco

    2017- Início do projeto CCA Venha Conosco, situado na Rua Benedito Viera da Silva,98 – Jardim São Benedito – SP. Trata-se de um Centro para Crianças e Adolescente, atendendo a faixa etária de 6 a 14 anos e onze meses, no contra turno escolar. A princípio o projeto atendia cerca de 15 crianças e adolescentes. Atualmente está em sua capacidade máxima, 60 usuários (as). Sem mencionar a fila de espera.

    As atividades são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Atendendo crianças e adolescentes com deficiência, retiradas do trabalho infantil e/ou submetidas a outras violações de direitos, com atividades que contribuam para ressignificar vivências de isolamento, com propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e prevenção de situações de risco social.


  • 2018

    2018 – Ascensão do projeto CCA “Venha Conosco”, oferecendo atividades como: cinema, teatro, música, brincadeiras lúdicas, percussão, rodas de conversa, passeios, atividades desportivas, culinária, natal solidário.


Contribua com esta história de sucesso!